Thursday, December 28, 2006

O macaco do rabo cortado










Escondidas numa floresta longínqua, viviam muitas famílias de macacos, que passavam os seus dias em alegres brincadeiras, comendo apetitosas bananas e divertindo-se junto a um rio tranquilo. Levavam uma vida calma e divertida, só perturbada pela ameaça do tigre feroz, que de vez em quando invadia as suas terras.








O Senhor Macaco Pililim e sua mulher, a Dona Macaca Trurulina, tiveram um lindo macaquinho branco, a que chamaram Tresurim. Muito irrequieto e desobediente, fazia tudo o que lhe vinha à cabeça e, por mais que o avisassem dos perigos da floresta, o malandro Tresurim não parava de saltar de ramo em ramo, assustando os peixes do rio e baloiçando-se por entre as árvores, até bem longe dos pais.

-Cuidado, Tresurim - gritava-lhe a mãe, aflita. Mas o desobediente corria, veloz, cada vez para mais longe.

Um dia, Zás, andava o teimoso em grandes pulos na orla da floresta, quando veio o Tigre e, GRUUUNCH, com uma dentada procurou engoli-lo! Por sorte, com tamanho susto o Tresurim escapuliu-se e os dentes afiados do Tigre apenas lhe cortaram a sua longa cauda. Guinchando de dor, o Tresurim correu a refugiar-se no colo da mãe, que muito meigamente o tratou, apesar de ele merecer umas boas palmadas. O seu grande castigo foi que, dali em diante, todos na aldeia dos mavcacos passaram a chamar-lhe macaco sem rabo.

Mas julgam que ganhou emenda? Nem por isso!!! Continuava a ser espevitado e aventureiro, tanto que num dia de verão disse ao pai e à mãe que queria correr mundo e, depois de muitos choros e abraços dos pais, partiu floresta fora.
















No comments: